segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Começando 2020 com o pé "direito"...

Olá pessoal (se tiver alguém ai pra escutar), esse começo de ano está sendo uma combinação de bolo de chocolate suíço com merda de uma diarreia... explico...
Final de ano dezembro minha vó faleceu, viajei para dar apoio emocional a minha mãe que estava muito abalada, eu não tinha muito contato com a minha avó já havia 10 anos por conta de problemas com meus tios, porém minha mãe ainda tinha contato e ficou bastante abalada com tudo isso.

Dezembro também foi o mês que mais tive lucratividade na bolsa, foi mais de 12% de valorização da carteira, quase 38k em um único mês... Apesar dos acontecimentos com a minha família estava muito feliz, comprei uma geladeira nova pra minha mãe e ela ficou muito contente.

Ai que quando volto de férias sou chamado pela minha gerencia para a sala de reunião... pois bem já estava meio com o cu na mão porque havia escutado algumas conversas sobre contratos que não haviam sido renovados e isso estava me deixando com a pulga atrás da orelha. Apesar de no post anterior tinha mencionado vontade de sair sempre saio de uma empresa com outro emprego garantido.

Depois de muito blablabla, a mulher do RH venho com a conversa que a empresa estava com problemas financeiros e já estava trabalhando no negativo havia alguns meses, e eles estavam dando prioridade máxima a um novo projeto que eu não estava.

Resumo da história, fui demitido.


É um baque quando você é demitido sabendo que o seu trabalho esta sendo prestado como devido, mesmo quando você é o cara que chega sempre no horário e entrega os projetos nos tempos determinados.

Alguns pontos positivos e negativos e lições aprendidas:

Pontos positivos: vou receber meu FGTS e multa proporcional de 40% e não vou precisar cumprir aviso prévio, ainda tenho metade de ferias proporcional a 6 meses de trabalho. Terei tempo pra estudar outras coisas para outros trabalhos e com isso mais chance de conseguir um novo trabalho que page mais, que seja mais perto de onde eu moro e que tenha pessoas diferentes do meu antigo(já estava de saco cheio daquele povo pra falar a verdade).... é uma ótima oportunidade de não cometer os mesmos erros(citarei mais abaixo) que cometi nessa empresa...

Pontos negativos: Procurar um novo emprego...  e meus aportes por enquanto não serão os mesmos... até encontre outro emprego...

Lições prendidas: nesse antigo emprego aprendi algumas lições que levarei comigo para as próximas:

  1.  não falar sobre sua vida pessoal. Lá cometi o erro de falar sobre Migtow, com isso acabei criando algumas inimizades dentro da empresa, até certo ponto fiquei com fama de arrogante etc... 
  2. não falar sobre investimentos. Lá também comentava sobre meus investimentos com um colega, trocávamos ideias e tals, porém meu chefe imediato acabou sabendo sobre meus investimentos e isso é um erro primordial... explico... imagina eu ganhando 38K no mês, solteiro, sem filhos, e outro empregado casado com filhos sem um tostão no bolso, quem você acha que ele vai demitir caso tenha que fazer?? claro que eu, simplesmente porque sou o que menos precisa,  o que pode arriscar mais, eu posso pedir demissão, mudar  pra outro emprego, mudar de cidade/país etc.... como eu não tenho raizes não tem o que possa me segurar... Mesmo eu se tivesse que escolher entre eu e outro fudido escolheria eu para ser demitido... 
Bom é isso pessoal... espero ter ajudado alguém ou a mim mesmo no futuro.... 

sábado, 4 de janeiro de 2020

Retornando depois de quase 3 anos :)

Olá queridos amigos depois de muito tempo, na real quase 3 anos estou de volta.
Foram muitas mudanças durante todo esse tempo e agora que consegui recuperar a minha conta (tinha perdido senha e login do meu blog), quero voltar a postar com mais frequência.

Vamos por partes, depois do fatídico ultimo post de fevereiro de 2017 onde comemorava minha demissão do meu trabalho acabei ficando 1 ano e meio desempregado. Peguei 6 meses de seguro-desemprego e após isso tive que me sustentar por conta própria. Felizmente tinha os recursos na época para viver tranquilo pois meus custos de vida continuaram os mesmos, na real consegui diminuir ainda mais, pois ficava só em casa e ia pra academia a noite.

Faço academia desde 2009 e isso pra mim é muito importante pois consigo desestressar e focar toda a raiva e ódio que tenho nos exercícios. Com isso ainda acabo de quebra melhorando meu shape e investindo na minha saúde física e mental que será primordial quando alcançar meu querido milhão.

Como disse consegui não gastar muito nesse 1 ano  e meio desempregado, fazia Swingtrade e Daytrade, infelizmente não consegui resultados no Daytrade, nesse período fiquei no preju de quase 5 mil reais  no fim de 2018  e no Swingtrade fiquei praticamente no 0x0 só ganhando mesmo com a valorização dos ativos. Percebi que Daytrade não é pra mim e foquei mesmo no Buy&Hold e pra mim deram muito mais resultados. Resumindo nesse período que fiquei desempregado fevereiro/2017 a junho/2018 fiquei praticamente estagnado nos 200k, um ano e meio perdido praticamente.
Segue abaixo meu controle de compra e venda de ações para pagamento de IRPF:



Durante esse período desempregado fiz alguns cursos na minha área e consegui algumas entrevistas de emprego, foi aprovado em alguns processos e acabei escolhendo uma empresa que pagava um salário maior que eu ganhava. Estou nessa empresa desde então (1 ano e  7 meses), estou gostando porém já esta coçando aquela vontade de dar um tchau e achar outra que pague mais pois meu objetivo é o famigerado milhão, adicionando a isso  que na minha área os empregos estão bombando agora com o retorno da economia.

Agora falando de investimentos propriamente dito meu desemprenho em 2019 foi sensacional, tinha previsão de 2,6% ao mês de retorno e consegui uma média de 3,64% com a excelente marca de 12,07% somente em dezembro, adiantando minha meta do milhão em 5 meses (era pra ser em novembro/2023 agora esta em junho/2023). Um total de mais de 120k reais de valorização (43,68%) em um ano.


Fiz algumas mudanças na minha carteira de investimentos, retirei todo meu dinheiro da corretora Santander e foquei na Clear, agora meus investimentos estão distribuídos da seguinte forma:
Adicionando também que o Trademap não esta listando um LC de R$ 5.472,25  totalizando  um património atualizado hoje 04/01/2019 é de:
É isso por esse post galera, se curtirem vou fazer um outro post mostrando as ações e fundos que tenho no momento. Abraços e até a próxima (espero que não tão demorada hehehe)